Quando o vírus ataca

Que empresa não quer ver sua marca na boca dos consumidores, pipocando nos monitores ou pautando as conversas em família ou no escritório? Com este objetivo muitas acabam investindo no marketing viral, leia-se vídeos postandos no YouTube que, com sorte, acabam sendo um sucesso e se proliferando na rede. Ou um fracasso. E aí o desastre toma proporções assustadoras e acaba levando a marca para o ralo.

Um vídeo criado para a academia Companhia Athlética pela agência DM9DDB não teve sucesso ao tentar fazer humor usando gordos como motivo de piada. A sacada criativa era de que os obesos usando camisetas com marcas seriam considerados mídia exterior e, portanto, deveriam ser multados ao circular por São Paulo. Os internautas reprovaram a piada politicamente incorreta e o vídeo acabou tendo efeito contrário: críticas negativas pipocaram nos blogs e na mídia especializada em propaganda. Hoje, dia 8 de maio, dois dias depois, o vídeo foi retirado YouTube e, curiosamente, a chamada para a notícia também saiu da capa do Meio & Mensagem.

A peça, que começa com um texto sobre a "polêmica" Lei Cidade Limpa, ironicamente incorporou o adjetivo. E o "vírus" acabou por atacar a marca do anunciante e causar efeitos colaterais indesejáveis.

Quem ficou curioso ainda pode ver o vídeo neste blog criado para criticar a iniciativa de "mau gosto".

Dê sua opinião: que elementos compõem um bom viral?

2 comentários:

Danny Botelho disse...

De extremo mau gosto! :o/

Unknown disse...

Já passou da hora de entender que não é engraçado discriminar pessoas.. abaixo as piadinhas idiotas !!!