Instituto Akatu faz campanha contra o desperdício de alimentos

Muito legal o VT do Instituto Akatu, criado pela Leo Burnett, imitando os comerciais de varejo. A peça satiriza as ofertas de supermercados, enquanto faz um alerta contra o desperdício de alimentos. Além de passar a mensagem, o comercial é muito divertido. As ofertas de "mamão mofado", "maminha estragada" e "peixe com cheiro de defunto" estão impagáveis! Um anúncio da campanha também veiculou esta semana na Revista Veja.



Vale a pena ficar atento a estes números: no Brasil, 1/3 dos produtos vendidos vão parar na lata do lixo! São 26 milhões de toneladas a cada ano, o suficiente para alimentar 35 milhões de pessoas. E mais: 2/3 do lixo produzido no Brasil são alimentos. Reduzindo o desperdício, se economiza e ainda se reduz o lixo que vai para o meio ambiente.

Não sou uma eco-chata, mas penso duas vezes antes de comprar qualquer coisa, pois além de respeitar o meu dinheiro, respeito toda uma cadeia produtiva, que envolve mão-de-obra, energia, ou seja, muitos recursos (naturais e financeiros).

Uma boa dica pra evitar o desperdício é planejar o cardápio e fazer compras semanais. Outras dicas em matéria da GloboNews.



0 comentários: