Realidade aumentada na propaganda

A Realidade Aumentada é a grande sensação do momento no mundo da propaganda. A tecnologia RA (Augmented Reality) permite a interação com objetos virtuais em 3D. É como se você entrasse no seu computador e estabelecesse uma conexão com o mundo virtual. Esta inovação já foi utilizada recentemente por grandes marcas como Skol e Doritos.

A RA funciona da seguinte forma: um marcador (material com um código impresso) é posicionado pelo usuário de frente para sua webcam. No lugar do marcador, um programa especial projetará o objeto virtual que pode ser manipulado.

Esta interação toda é um grande diferencial na propaganda e no marketing. Em primeiro lugar, permite que o público experimente virtualmente um produto recém-lançado – várias montadoras de automóveis já estão utilizando o recurso. Em segundo, uma marca que anuncie institucionalmente, proporcionando uma experiência lúdica e inédita ao usuário, com certeza terá um recall muito mais forte na cabeça do consumidor.

A Mídia Effects, produtora aqui de Floripa, já está produzindo anúncios em RA. Um deles veiculou na Revista Archive, a publicação internacional mais respeitada da área de criação.


Assista abaixo ao vídeo da campanha do Doritos:



É claro que esta tecnologia tem outras aplicações. Foi criado recentemente o primeiro advergame que explora a interatividade da realidade aumentada. No jogo, que funciona em smartphones, o objetivo é destruir zumbis que aparecem numa praça 3D. Veja como funciona o jogo:



Para saber mais sobre Realidade Aumentada, confira esta reportagem do Jornal da Globo.

***
Colaboração Ulysses Horn.

2 comentários:

Mariana Klein disse...

Olá!!
Sou estudante de Publicidade na Estácio de Sá. Entrei no site da D'araújo para conhecer um pouco mais sobre a agência e acabei encontrando o blog!
Adorei este novo método de intereção com o público, uma maneira mais atrativa de ligação entre a marca/produto.
Sempre que puder estarei acompanhando o blog para saber das novidades!
Beijos.

Michelle Araújo disse...

Olá, Mariana!
Agradecemos a visita e, principalmente, por nos informar que nosso blog passará a ser uma referência pra você. Grande abraço!