Bolo minúsculo


Uma questão que há muito tempo me intriga é o fato de a audiência na internet vir aumentando tanto no Brasil e, em contrapartida, o investimento publicitário em ações on-line ser tão ínfimo.
Os motivos para investir são vários e bastante fortes:

- Os brasileiros estão entre os que mais passam tempo navegando na rede.

- A internet já responde por 30% do tempo que as pessoas dedicam às mídias, quase alcançando a televisão, que detém 34%.

- O Brasil tem cerca de 32 milhões de pessoas conectadas contra 29 milhões de leitores de jornais, 27 milhões de leitores de revistas e 13 milhões de telespectadores de TV por assinatura.

No entanto, o investimento em ações na internet corresponde a apenas 1,9% do bolo publicitário brasileiro.

O que será que tanto amedronta as agências e anunciantes nacionais?

- A ainda pequena penetração do meio, já que apenas 17% dos brasileiros têm acesso à internet? (se fosse assim, não haveria investimento em revista, jornal ou TV por assinatura)
- A falta de métodos confiáveis de aferição de resultados?
- A baixa capacidade técnica para a criação de campanhas com linguagem específica da web? (hmmm... quem sabe???)

O que vocês acham? Estes motivos são suficientemente fortes para prevalecer sobre os benefícios de ter à disposição um público seleto e cada vez mais fiel ao meio?

Nos EUA, o investimento em mídia online já representa 5,5%. Na Inglaterra, este número atinge 10,5% do total investido em mídia.

Por que um bolo tão pequeno para um número cada vez maior de convidados presentes nesta festa?

2 comentários:

Unknown disse...

Falta cultura de internet para a maioria dos nossos empresários.
Imagino que a cabeça da maioria dos anunciantes, ou de seus dirigentes, funciona assim: só invisto naquilo que tenho alguma familiaridade.
- Assisto TV: invisto em TV
- Ouço rádio: invisto em rádio
- Leio jornal e revista: invisto em jornal e revista
- Internet? Que é isso? Aquilo que o meu sobrinho e os meus funcionários desocupados vivem usando? Não conheço, não. Não tenho tempo, logo: não invisto em internet.

Como resolver:
Acho que até hoje se fez fortes campanhas para seduzir audiência para a net.
Mas precisa-se fazer uma forte campanha voltada aos empresários,
que apresente na linguagem destes, os benefícios, o contexto e importância da web no Brasil.

Danny Botelho disse...

"Ver ou ser visto". Sugiro a leitura da coluna do Marcelo Santiago(Dir. de Novos Negócios da MídiaClick)no Caderno Propaganda e Marketing.
Alguns blogs que tenho visitado tratam bastante da mídia online. Deixarei disponível na coluna Links.